O programa


O cenário econômico atual nos proporciona uma facilidade de adquirir bens e serviços através de crediário, financiamentos, empréstimos, etc, principalmente para servidores concursados, onde a estabilidade facilita a aprovação de crédito. Com isso, as pessoas passaram a gastar mais, satisfazendo desejos que antes pareciam impossíveis, e muitos não estão preparados para esse aumento no poder de compra e acabam gastando mais do que podem, por isso, estão sempre endividados e dificilmente chegarão à liberdade financeira.
EKER (2006) em seu livro “Os segredos da mente milionária” diz que “o que distingue o sucesso do fracasso financeiro é a capacidade que a pessoa tem de administrar o próprio dinheiro”.
Pensando nisso, a Prefeitura, preocupada com a saúde financeira de seus colaboradores, desenvolveu o programa de educação financeira "servidor no azul", oportunizando conhecimentos financeiros aos servidores da Prefeitura Municipal de Cascavel através de palestras periódicas sobre noções de finanças pessoais, orçamento pessoal e familiar, compulsão por compras, simulação de taxas de juros e investimentos.
O Programa Servidor no Azul, com esse trabalho, espera proporcionar aos servidores ferramentas que os estimule a usar o dinheiro de forma consciente para ter o controle da sua situação financeira.